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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A Bicicleta e o vendedor

Observei um pai, ensinando seu filho a andar de bicicleta numa rua de Curitiba. Dá para tirar umas lições... 

Para a bicicleta andar ou ficar de pé, precisa de equilíbrio ou 

de um apoio: parede, poste. Para se equilibrar, precisa andar. 

Constatamos os cuidados necessários: sair devagar, pedalando com firmeza e cautela. 

- Olhe o poste - diz o pai segurando pelo selim. - Segure firme o guidão - acrescenta o irmão mais velho - Vai devagar e olhe para a frente e não para o chão - grita a mãe. 

- Não esqueça o freio - fala tímida e delicadamente a irmãzinha que, para aprender custou-lhe, dias atrás, uma investida numa cerca de arame farpado... 

Todos tentando apoiar e investir na aprendizagem do menino caçula. 

Afinal, todos esperam que, após a habilidade conquistada, gere resultados: ele ande livre e feliz.

Assim é o que acontece com o profissional de vendas dos dias de hoje... 

Para ficar de pé, andando, precisa estar sempre pedalando. Parou: caiu! 

Pedalar na sua constante aprendizagem, com o apoio inicial de seu superior "segurando pelo selim", neutralizando os "postes" das objeções que o cliente mais crítico e exigente coloca. 

Segurar firme no "guidão" dos objetivos quantificados que queremos alcançar e o mercado que se quer atingir. 

"Olhar para frente", a fim de não se desviar do caminho e não bater no "poste". Há muito chão para percorrer, 

muitas e fantásticas oportunidades descortinam-se na atualidade no nosso país. 

Ainda, de nada adianta olhar o progresso de globalização, mundialização de que tanto se fala, sem pisar no chão, ou melhor, sem pisar no pedal e pedalar... 

É desse pedalar constante e prático que surgem os resultados. 

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