Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os quatro princípios da Sabedoria da Tradição Tolteca

Na década de 1970, um médico cirurgião, descendente dos Toltecas, Don Miguel Ruiz, escreveu um livro contando os quatro ensinamentos fundamentais desta sabedoria que permaneceu escondida dos espanhóis. São eles:

SEJA IMPECÁVEL COM A SUA PALAVRA
Fale com integridade. Diga somente o que você realmente quer dizer. Evite usar a palavra para falar contra você ou fazer fofocas de outras pessoas. Use o poder da sua palavra no sentido da verdade e do amor.

NÃO LEVE AS COISAS PARA O LADO PESSOAL
Nada que as outras pessoas fazem é por causa de você. O que os outros dizem ou fazem é uma projeção da realidade deles, de seus próprios sonhos. Quando você fica imune às opiniões e ações dos outros, você não será vítima de sofrimento desnecessário.

NÃO FAÇA PRESSUPOSIÇÕES
Tenha a coragem de fazer perguntas e de expressar o que realmente você quer. Comunique-se com os outros o mais
claramente possível, para evitar mal-entendidos, tristezas e dramas. Somente com esse princípio você poderá transformar completamente a sua vida.

SEMPRE FAÇA O SEU MELHOR
O seu melhor muda de um momento para outro; será diferente quando você está bem de saúde e quando não. Em qualquer momento, faça simplesmente o seu melhor, e assim você evitará auto-julgamento, auto-abuso e arrependimentos.

Os Toltecas eram cultos e pacíficos; tinham a fama de serem nobres, corteses, respeitosos com seus semelhantes, suaves e atentos em seu trato pessoal, leais e sinceros.
Os sacerdotes Toltecas possuíam grande sabedoria, dominando a aritmética, a geometria, a astronomia e a medicina. As diversas tribos sobreviviam respeitando suas próprias e estritas leis de convivência, contadas pelos avós através de suas histórias e lendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário